Caros companheiros,
As atividades públicas deste Comitê de Enlace ficarão suspensas por seis meses, conforme deliberado em plenária do dia 16 de setembro de 2023. Tal deliberação se pauta no reconhecimento de que o CE não está organizando um número novo de pessoas ou coletivos no momento. Consideramos que tal dificuldade se dá por uma série de motivos, dos quais listamos abaixo dois, que nos parecem principais:
1. A conjuntura política brasileira é hoje adversa às organizações socialistas que se localizam à esquerda do PT. Sabíamos do risco de isolamento do CE quando propusemos sua criação. Afinal, o propósito do organismo é reunir grupos, organizações e companheiros para refletir profundamente sobre a conjuntura dos últimos anos, particularmente sobre a paralisia dos “socialistas” frente ao PT, e tirar disso conclusões programáticas e organizativas para a criação de uma nova organização. A onda que levou o PT ao poder burguês e o diversionismo entre esse partido e o bolsonarismo, no entanto, paralisaram ainda mais os setores à esquerda do PT – inclusive parte que poderia constituir ou fortalecer a proposta do CE;
2. Com poucas exceções, não se desenvolveu discussão programática mais profunda no CE. Isso se deu, a nosso ver, por falta de engajamento real de grupos ou organizações que se aproximaram de alguma forma do CE. Muitos deles alegaram sobretudo motivos particulares para não se aprofundar nos debates. Consideramos que isso no limite poderia colocar em questão o real interesse de tais organizações ou grupos em construir uma alternativa revolucionária no país. Afinal, algo assim, com a seriedade necessária, só pode ser construído coletivamente (assumindo os interesses comuns da vanguarda antes dos particulares das organizações); e só pode ser construído coletivamente por meio de um debate fraterno e organizado, que inclusive seja capaz de (se preciso) revisar princípios e questionar dogmas, pensamentos automáticos e certezas absolutas da tradição “socialista”.
Apesar disso, consideramos que é ainda premente a realização de um enlace entre as diversas organizações e grupos que estão à esquerda do PT e percebem a fragilidade das organizações “socialistas” ou “comunistas” tradicionais. A própria criação de diversas frentes ou coletivos para debate, no último ano, comprova isso. Todavia, a maioria dessas iniciativas, a nosso ver, confunde frentes de ação com espaços de enlace (discussão programática) e não propõe uma metodologia séria para a condução de debates mais profundos. A proposta do CE, por isso, afirma-se negativamente como correta.
Nos próximos seis meses, setores que atualmente compõem o CE seguirão em conversas privadas sobre conjuntura, programa e organização. Convidamos os interessados a nos contatar por e-mail para saber da programação e encontrar uma forma de participar dos debates. A próxima reunião pública do CE ocorrerá em 16/03/2024, às 15h30, e será divulgada por estes meios.
Saudações de luta,
Comitê executivo do Comitê de Enlace
27/09/2023